Os fantoches como instrumento de educação consiste em proporcionar ao educando uma forma de aprendizado lúdica e informal. As ações socioculturais do local em que estas crianças se constituem são importantes na formação de um referencial identitário para estas diferentes infâncias em sociedade. A arte, contribui na formação destas crianças, seja na escola ou em lugares de ensino não formal. Através de oficinas, jogos e brincadeiras que tornam possível o ato de trazer do imaginário para o real as idéias e contribuições que formarão estas crianças como sujeitos críticos e com opiniões em constante construção.
Esse “aprender brincando” é amparado com o suporte cientifico com pesquisas e avaliação dos dados observados na pesquisa. Nos dez dias da feira do livro, foram apresentadas 9 histórias dramatizadas com os fantoches. As temáticas são baseadas no cotidiano, higiene, meio-ambiente e educação..
Trazendo a expressão “jogos” para a atividade com os fantoches, focando essas reflexões, também podemos salientar que o teatro contribui com a auto-expressão, oferecendo meios para que, gradativamente, se desenvolvam a espontaneidade, a imaginação, a percepção, a observação e, conseqüentemente, a criatividade.
Com a integração da criança inserida no jogo dramático apresentado na historia, permitiremos que a criança tenha um dialogo com a troca de percepções, havendo a participação livre e espontânea, tanto com o uso dos fantoches como no desenho, que foi produzido no intervalo das apresentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário